Num mundo cada vez mais digitalizado, são poucas as empresas que ainda não saíram do modo tradicional. Actualmente, existe a tendência para se trabalhar ainda menos com papel e, por isso, certas competências tornam-se essenciais. As competências digitais fundamentais são algumas, mas desta vez vamos rever apenas as mais importantes.

De entre vários candidatos ao mesmo cargo, é possível que a escolha do empregador vá para… (rufar de tambores)

Aquele que tem competências digitais!

É claro que, dependendo do cargo e empresa, estas capacidades vão-se alterando. Contudo, as que vamos explicar nos parágrafos são transversais e mais requeridas.

 

Mão que segura um smartphone e desliza aplicações

 

E-mail

Bem… Quem ainda não tem à vontade com enviar e receber e-mails tem que se apressar. Esta é das competências digitais fundamentais mais básicas. Qual é a empresa que, hoje em dia, não trabalha com e-mail?

 

MS Office e documentos digitais

Saber como usar o Word, o Powerpoint e o Excell no seu todo são competências que todos deveriam ter. Não há empresa que não os use, tanto para redigir documentos, como para fazer apresentações e gráficos, por exemplo.

Mas isso não se fica por aqui. Este texto é sobre competências digitais fundamentais, e não competências informáticas fundamentais. Assim, podemos avançar para as plataformas de armazenamento e distribuição de documentos. O Google Drive e a DropBox são exemplos dessas plataformas. Os documentos ficam armazenados na cloud e podem ser utilizados apenas por quem partilhar a mesma pasta.

 

Pessoa que faz um gráfico num tablet

 

Pesquisa

Não, não estamos a falar da simples pesquisa Google, a qual (quase) todas as pessoas conseguem fazer. O difícil é saber pesquisar de forma rápida e eficaz. Com palavras-chave e com filtros para que os resultados estejam muito mais “à mão”.

 

Estar confortável em várias plataformas

Hoje em dia surgem plataformas digitais para (basicamente) tudo. E é por isso mesmo que quem tem facilidade de adaptação está automaticamente à frente de outros candidatos.

 

Marketing Digital – os conceitos básicos

Nem toda a gente tem de ser pró na matéria. No entanto, com uma aposta tão grande nesta área, entender o que significam certos termos já começa a ser uma necessidade.