É bem provável que já tenha reparado que a criatividade é das soft skills mais requisitadas pelos empregadores. A verdade é que já lá vai o tempo onde a criatividade só era requisito para profissões ligadas às artes. O mundo de hoje tem muitos desafios que precisam de soluções criativas. Ter sempre um truque na manga é agora uma necessidade! Ter um bloqueio criativo acontece, mas é preciso saber como evitar que isso seja regular.

Já são conhecidos alguns exercícios para desbloquear a mente, no entanto, o que a maioria não sabe é que evitar um bloqueio criativo é um processo contínuo.

 

máquina de escrever com páginas em branco, indicando um bloqueio criativo

 

Conhecimento é poder!

Ler, escrever, ver filmes e documentários, entre muitos outros. Adquirir conhecimento novo é uma das melhores formas de evitar um bloqueio criativo. Conhecer outras histórias, ver uma situação de perspectiva diferente pode ser o passo certo para “desatar” o cérebro.

 

Quem não arrisca, não petisca.

Se tem uma ideia que até pode resultar, não lhe ponha muitas barreiras. Aqui o truque é testar e ajustar. Desta forma as ideias vão vindo repartidamente e não causam demasiados entraves entre uma e outra. Para além disso consegue excluir logo aquelas que não lhe servem de muito.

 

Para contornar um bloqueio criativo há que arriscar para que as ideias continuem a vir.

 

E um bloco de notas só para ideias, não?

Aquilo que é maravilhoso, ou extremamente incomodativo, é que as boas ideias aparecem quando lhes apetece. Pode até marcar uma hora do dia só para ser criativo, que pode ser uma hora perdida.

Elas podem aparecer em qualquer altura do dia e em qualquer lugar. Até podem aparecer-lhe num sonho, quem sabe. Por essa razão o melhor é ter um bloco de notas ou algo em que possa apontar o que lhe vai surgindo. Até podem parecer ideias disparatadas, mas podem servir-lhe para outra situação.

 

(Des)Foco

Se está num processo criativo produtivo, se as ideias lhes estão a surgir naturalmente então foque-se apenas nisso. Não há necessidade de ir dar um saltinho às redes sociais ou fazer a pausa para café. Isso só irá trazer estímulos diferentes ao cérebro e quando voltar ao trabalho irá, muito provavelmente, perder-se.

 

Homem com as mãos na cabeça representando concentração

 

Pensar no absurdo

Quando se depara com um bloqueio criativo, pense em situações absurdas. Aponte pensamentos e frases absurdas. Mas antes de o fazer conheça e leia histórias absurdas. Isso vai fazer com o seu cérebro “desate” e as boas ideias fluam novamente. Ideias absurdas podem valer uma boa ideia.

 

Mimar o cérebro

O nosso cérebro nunca para de funcionar. Porém também precisa de descanso e muito mimo. Dormir bem, tirar tempo para relaxar e comer de forma saudável é importante para que ele tenha vitalidade.  Para além disso, é possível exercitar o cérebro sem se cansar muito. Hoje temos à nossa disposição inúmeras aplicações de smartphone, por exemplo, com jogos de lógica que são um “biscoito” perfeito para a massa cinzenta.

Diferentes hemisférios do cérebro