A capacidade de trabalhar em equipa é das mais procuradas pelas empresas. No mercado de trabalho esta valorização deve-se ao facto de que o trabalho em grupo estimula mais criatividade, mais produtividade e motivação por parte dos colaboradores. Esta competência é essencial para que tudo corra pelo melhor no emprego.

Trabalhar em equipa tem as suas vantagens, mas nem tudo são rosas. Estas reuniões de grupo podem levar mais tempo, as tarefas podem ficar mal distribuídas e até podemos estar a trabalhar com colegas com quem nos damos menos bem. Até que se chegue a um consenso pode levar tempo e dores de cabeça.

 

Mas foquemo-nos nos pontos positivos:

  • Há sempre alguém que sabe algo que não sabemos e isso significa… Mais conhecimento!
  • Muitas cabeças a pensar são melhor que uma! De uma reunião podem sair as ideias mais criativas e a melhor solução para problemas.
  • Depender do trabalho de um colega gera confiança nessa pessoa. Para além de que as responsabilidade não assentam em apenas um dos elementos.
  • Os pontos fortes de cada elemento são ainda mais aproveitados!

Peças de um puzzle que representam como trabalhar em equipa

 

Então… como melhor trabalhar em equipa?

 

Pensamento positivo e não dramatize!

Quando o grupo entra numa espiral negativa é muito difícil sair dela. Ser-se positivo influencia outros a estarem mais confiantes e motivados no trabalho. Isso vai potenciar mais ideias para resolver problemas.

Quanto mais se dramatiza menos o problema se resolve. A verdade é que o drama vai fazer com que se foque apenas nos pontos negativos e não veja mais nada. Seja confiante e mostre confiança, mas tudo bem equilibrado.

homem com a cabeça enfiada na areia com dossiers de trabalho ao lado

 

Saber ouvir e aceitar!

Este passo é fundamental: tentar não atropelar outros quando estão a falar e aceitar as suas ideias. Isto permite uma discussão equilibrada e com espaço para que todos os elementos sejam respeitados.

 

Assuma a responsabilidade

Por muito que a responsabilidade fique dividida entre todos os elementos, quando algum problema aparece pode ter sido por um erro humano. Nesse caso, o melhor é assumir a culpa e a responsabilidade pelo erro, comprometendo-se a resolvê-lo. Esta é uma grande qualidade e bastante apreciada pelos colegas.

homem com dedos apontados significando culpa

 

Comprometa-se com as tarefas

Uma pessoa comprometida é alguém que assume a tarefa que lhe foi designada e a termina. Isso transmite confiança para com outros colegas de trabalho e que se sintam também mais motivados.

 

Comunique, sempre!

Uma forte comunicação é a base para um grupo de trabalho forte. Não guarde nada para si, peça opiniões e esclareça as suas dúvidas. É igualmente importante que não se usem termos muito complexos e que a maioria não vai perceber. Nem sempre a linguagem técnica é a melhor.