Agora que o digital já invadiu todas as esferas da vida pessoal e profissional, não há como fugir dele. O melhor exemplo de como tudo mudou é na forma como hoje se estuda. Acabaram-se as fotocópias e deram-se as boas-vindas aos e-books; aulas inteiras podem ser dadas à distância e em tempo real. Estudar com novas tecnologias pode ser mais vantajoso do que alguns pensam.

Estudar com novas tecnologias versus estudar com métodos tradicionais

Mais informação em menos tempo

Quem nunca passou tardes dentro de uma biblioteca à procura de uma dada informação? Agora, com o eterno rol de sites e plataformas, difícil é não encontrar a informação de que se precisa. Existe até quem dê explicações via Youtube. É possível aprender a fazer qualquer coisa.

Esta é uma das maiores vantagens de estudar com as novas tecnologias. Tanto em termos de tempo de procura como de acessos, a informação não tem limites. É possível fazer uma pesquisa em qualquer lugar, basta ter um smartphone para se aprender até enquanto se viaja.

 

Modernização do ensino

Pois é, muitas escolas secundárias, universidades e centros formativos – como a Master D – já apostam em plataformas de e-learning onde disponibilizam conteúdos para os alunos estudarem. Muitos são os professores que aproveitam as novas tecnologias para fugir à rotina do ensino tradicional e melhor captar a atenção dos alunos.

Grupo de alunos a estudar com o apoio de novas tecnologias

Plataformas para tudo

O digital pode ser considerada uma óptima ferramenta de organização. Para além das agendas dos smartphones e tablets, que nos vão lembrando dos afazeres do dia-a-dia, também existem plataformas online que possibilitam uma melhor organização do estudo e outras tarefas. Estas plataformas permitem dar entrada de uma nova tarefa, introduzir data limite, tempo no qual deve estar concluída e ainda comentar.

 

As Apps

Existem aplicações para literalmente tudo, inclusive para estudar. Estas aplicações podem ser meramente de organização, mas também de jogos nos quais é possível treinar uma língua estrangeira e resolver problemas de matemática. Estudar com novas tecnologias pode ser muito mais motivador do que fazê-lo com os métodos tradicionais.