Neste artigo sugerimos alguns métodos que podem ajudar quem sinta necessidade de conseguir um maior aproveitamento do seu tempo, ou seja: a tirar mais partido e rendimento do tempo que tem em mãos. O objectivo é conseguir mais, no mesmo período de tempo, e com isso aumentar a produtividade, diminuir o stress, melhorar o bem-estar e a qualidade de vida.

Concentre-se
Defina objectivos claros e identifique bem os resultados pretendidos. Decida o que é importante e o que é urgente. Para o ajudar poderá fazê-lo utilizando dois critérios:

• Prazo – Qual a data de entrega.
• Resultado – Dê prioridade às tarefas que lhe trarão maiores resultados.

Identifique as tarefas que representam menos tempo e lhe trazem grande parte dos resultados que pretende.

Disciplina
Faça um planeamento semanal e, de preferência, na semana anterior. Inclua todas as tarefas previstas, quer profissionais quer pessoais, para a sua semana de trabalho. Tenha como objectivo preencher setenta porcento do tempo, deixando os restantes trinta para as situações imprevistas ou urgências.

Poupar tempo
Definir prioridades é importante para delinear o caminho a seguir. Não é, no entanto, suficiente se não estiver atento ao que o pode distrair. O telefone, email, internet e reuniões podem representar um consumo de tempo considerável. Estabeleça dois ou três momentos no dia para ler e responder a emails, telefonemas e para consultar a internet. Verifique se a reunião tem uma agenda definida, tempo para cada tema e, não menos importante, uma hora de término da mesma.

Saiba dizer não se for necessário
É preciso saber negociar o que se faz primeiro e o que vai ficar para mais tarde aceitando essa situação e transmitindo-a com assertividade e clareza.

Delegue algumas tarefas
Utilize os recursos que tem à sua disposição. Muitas vezes estes são os seus próprios colegas. O que para si pode representar um consumo excessivo de tempo, pode representar apenas alguns minutos para o colega que lida com os dados que procura. Pode tirar partido destes recursos e utilizar o tempo da melhor forma quer para benefício da empresa quer para o cumprimento dos seus objectivos.

Relacionados:
8 Dicas para uma comunicação bem-sucedida no local de trabalho
Para além da formação: competências complementares
7 dicas para ser mais proactivo na procura de emprego