É uma realidade que a tecnologia tem um papel cada vez mais presente na vida das pessoas. Desde os computadores à internet, dos telemóveis aos smartphones, das redes sociais ao email, só para enumerarmos alguns exemplos, esta realidade faz com que surjam oportunidades a nível de trabalho para quem tenha profissões relacionadas com a tecnologia. Um dos cursos que lançámos recentemente foi o de web design.

Web designer num computador

A facilidade de criar um website parece estar, cada vez mais, ao alcance de todos os que não entendem muito de programação. Soluções, gratuitas ou não, de fácil personalização e sem necessidade de conhecimentos de programação estão agora disponíveis, a todos os que decidem criar uma presença online através de um website.

A internet é uma ferramenta de grande utilidade quer para as empresas quer para os clientes. As lojas físicas já concorrem, em muitos sectores de negócio, com as lojas online. É possível comprar todo o tipo de produtos através da internet. E o serviço garantido, disponível neste canal de vendas, tem ajudado a que as compras online continuem em franca expansão.

Assim sendo, os websites assumem um papel importante para as empresas em tarefas como: apoio à divulgação da marca, produtos ou serviços; captação de clientes; vendas de produtos; canal de contacto com os clientes; entre outros. Nesse sentido uma formação em Marketing Digital pode ser uma opção para os que pretendam aprender a criar estratégias de promoção de sites e negócios através do digital.

O objectivo para muitas marcas sejam elas pequenas ou grandes poderá ser criar uma loja online, para converter o maior número de visitantes em compradores. Esta é uma das áreas em que a escolha de um web designer experiente pode ter um impacto muito positivo no resultado final. Mas não só aí. Um web designer pode ser também o responsável pela criação da própria imagem gráfica, pelo layout e pelas funcionalidades do site.

Espera-se que um web designer tenha os conhecimentos necessários sobre os principais aspectos da criação de um website. Após reunir com o cliente e avaliar quais as suas necessidades, o web designer cria e mantém o website que desenvolveu.

Para além de tudo isto, nos dias que correm começa a tornar-se imperativo que a presença online funcione em qualquer plataforma, com a mesma qualidade, conteúdo e imagem. O objectivo é criar um website que ajuste o seu layout e funcionalidades de acordo com a plataforma escolhida pelo utilizador para o visualizar. Assim, um bom profissional traz a vantagem acrescida de poder responder a esta importante solicitação dos, já numerosos, utilizadores de aplicações móveis.

Um profissional experiente e competente, nesta área, proporciona ainda outros importantes benefícios ao cliente. Permite-lhe poupar no investimento e no tempo de desenvolvimento do website. A experiência e os conhecimentos, deste profissional, permitem-lhe encontrar a melhor solução para o cliente, ao mesmo tempo que o consegue fazer com o menor dispêndio de tempo. Por outro lado, estes conhecimentos facilitam, um trabalho adicional, que permite optimizar a presença nos motores de pesquisa e, não menos importante, melhorar a performance do próprio website.