O sector das energias renováveis é uma área estratégica para Portugal a vários níveis. Alguns dos factores mais óbvios passam pelo contributo para o crescimento económico, ajuda na geração de emprego, redução do nível de dependência energética face ao exterior e ainda benefícios ambientais comparativamente a outras fontes de produção de energia eléctrica.

Campo com Eólicas e Painéis Solares

A área das renováveis tem sido igualmente uma aposta de formação por parte da Master.D. Ajudamos a preparar profissionais através de vários cursos de energias renováveis, que abrangem temas como a energia solar, eólica e biomassa. Aproveite para conhecer o testemunho de um dos nossos formandos.

A energia eólica

O ano passado foi de recordes no que diz respeito à produção de energia eléctrica a partir de fontes renováveis. Mais de 50% da energia eléctrica consumida em Portugal já provém de fontes de energia renovável.

Recentemente o tema das renováveis esteve também em destaque em vários órgãos de comunicação social, tendo sido referido que um estudo da consultora Deloitte para a APREN indica que o sector ajudou na criação de 40 mil empregos em Portugal, sendo que outros 20 mil poderão vir a ser criados até 2030.

No que respeita ao contributo para a redução da dependência energética, um artigo do Público mostra que sem as renováveis o nível de dependência do país andaria pelos 84% quando actualmente está em 71% podendo vir ainda a descer durante a próxima década.

E para concluir, numa semana cheia de notícias sobre energias renováveis, partilhamos o link para uma notícia do Observador que indica que quatro novos parques eólicos estão a ser desenvolvidos em Portugal, no distrito da Guarda.

Relacionados:
Curso de Biomassa e Biocombustíveis
Energia Eólica cada vez mais forte no sector energético