A profissão de Assistente Administrativo e Recepcionista abrange diversas áreas e linhas de negócio, desde pequenas e médias empresas a grandes multinacionais.


Ver Curso: Assistente Administrativo e Rececionista


Estes profissionais, que são muitas vezes a primeira abordagem ao visitante, cliente ou fornecedor, desempenham um papel fundamental em várias tarefas do dia-a-dia das organizações, podendo contribuir para aumentar a eficiência das mesmas.

Administrativa no escritório

Para enveredar por esta carreira, há que antes avaliar se possui os requisitos essenciais para este tipo de funções.

E quais serão? Em primeiro lugar, o gosto pela comunicação e pelo atendimento ao público, que exige empatia, um discurso articulado e uma capacidade de escrita adequada. A capacidade de organização e de gestão de tempo são outros aspectos importantes na lista.

O colaborador que trabalhe como Assistente Administrativo pode ser também, por vezes, um elemento de apoio à Direcção. Trata-se de um cargo que exige responsabilidade e no qual se deposita imensa confiança, já que todo o tipo de assuntos, muitas vezes confidenciais, podem passar por ele.

Apesar de se tratar de uma profissão exigente é também um desafio diário e constante para aqueles que a escolhem.

Esta é uma das profissões para as quais a Master.D prepara através de um curso lançado este ano. Veja também outros cursos que temos relacionados com gestão e marketing.

Através desta formação, os interessados nesta área poderão desenvolver algumas das seguintes competências:

  • Comunicação e orientação para a organização e para clientes internos e externos.
  • Saber utilizar ferramentas informáticas diversas, de uso comum na área administrativa (Office, Primavera , etc.).
  • Aprender os processos relacionados com a gestão de stocks.
  • Gerir o economato.
  • Aplicar as técnicas corretas em construção, redacção e preenchimento de documentação vária.
  • Aplicar ferramentas e técnicas de gestão de agendas de superiores hierárquicos ou outros perfis.
  • Desenvolver relações de contacto com fornecedores e clientes e demais colaboradores da organização.
  • Contactar com fornecedores e outros para aquisição de bens, serviços e outros pedidos (material de economato, serviços logísticos, marcação e planificação de viagens).
  • Saber usar conceitos de língua inglesa na oralidade e escrita (os elementares para contacto telefónico e e-mail/carta).
  • Conhecer a importância da ética dentro da organização e aplicar a ergonomia no local de trabalho.
  • Conhecer as várias técnicas de arquivo e utilizá-las de acordo com as necessidades da organização.

Se tem interesse em mais informações sobre este curso consulte o nosso site.

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