Apresentamos dois testemunhos, bastante completos, que descrevem a experiência de dois formandos da Master.D ao realizar o nosso curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting.

“A melhor forma de contar a minha experiência com a Master.D, teria de ser, começando pela forma como soube sobre o que a Master.D oferecia.

Estava eu desempregado à uma série de meses quando recebi um e-mail sobre o curso de auxiliar de educação de infância. Para obter mais informações, dirigi-me ao centro formativo de 5 de Outubro onde no mesmo dia tive a entrevista e confirmação de que iria frequentar o mesmo curso. Foi um verdadeiro incentivo para aproveitar a oportunidade ao máximo e, acho que o fiz.

O facto de o estudo ser feito em casa pode preocupar alguns, por não ter alguém que o acompanhe enquanto estuda, mas não é nada para ficar alarmado, dá a liberdade de criar o próprio ritmo de estudo e se mesmo assim não estiver muito seguro de como o fazer, algumas das sessões complementares, como o de técnicas de estudo, de certeza que ajudarão nesse aspecto. Aliás, as sessões complementares são uma excelente ajuda para a fase de procura de emprego, desde a construção do curriculum, às entrevistas de emprego e até formas de melhorar o trabalho de equipa.

Em termos mais práticos, a Master.D também fornece uns serviços muito úteis, nomeadamente o serviço de voluntariado e de inserção laboral. Através do serviço de inserção laboral consegui uma instituição disponível para a realização de um estágio. Estágio que serviu como um bom exemplo de como seria trabalhar na área. Não existe nenhuma função que não tenha o seu quê de repetitivo, mas mesmo o que se repete todos os dias está recheado de momentos únicos.

As primeiras duas semanas foram destinadas à praia, onde a própria viagem de camioneta era cheia de energia, uma pequena amostra de como seria na areia. Para além das brincadeiras com a areia, realizou-se algumas atividades extra como salto em comprimento, estafetas, tiro ao alvo em que o objetivo seria atingir o ponto central de vários círculos feitos na areia. Nas semanas seguintes algum do tempo foi dedicado à preparação do próximo ano, tanto na decoração como desinfeção das salas e brinquedos. O tempo restante foi ocupado com todo o tipo de atividades, desde culinária, onde se fez um bolo de cenoura com cobertura de chocolate que deixou todos bastante entusiasmados e até o poderem comer não havia outra pergunta que faziam para além de quanto tempo mais teriam de esperar. Também se fez as prendas para o dia dos avós, onde a pintura de pincel captava completamente a atenção das crianças. Foram muitas situações para as poder contar todas, desde pétalas que caiam das flores nas árvores serviam de decoração para a recriação de uma festa de natal, uma mota e um carrinho de mão que usados em conjunto se tornavam num trator, bolas que todas juntas dentro de um pneu deitado no chão tornavam-se em ovos num ninho.

Poderia escrever páginas com situações diferentes todos os dias. Depois de tudo que o já aconteceu durante este mês só fico mais entusiasmado com a possibilidade de poder desempenhar funções com tamanha responsabilidade, mas também cheias de momentos engraçados e inspiradores.”

Pedro Pereira

Aqui fica o segundo testemunho:

“O meu testemunho enquanto formanda da master d: Ajudaram-me a realizar um dos meus sonhos que era um dia poder vir realizar atividades e educar crianças na minha vida futura. Encontrei o curso de auxiliar de educação infantil e babysintig e consegui ter um bom desempenho e interesse em todas as matérias.

Os conteúdos formativos tem muita relevância para a área é bastante útil e considero um bom curso e bem organizado, a nível de serviço de tutor, acho que é ótimo ser uma tutora que demonstra efetivamente os conhecimentos e consegue explicar de uma forma diferente e adaptar a nível de conteúdo e de informação perante cada formando.

A nível do pimt, acho que é um bom contributo de ajuda para a integração do mercado de trabalho tanto a nível de sessões como a preparação e a entrevista, acho que é uma boa forma de nos ajudar a quem realmente não teve contacto nunca com o mundo de trabalho, com ajuda das entrevistas e das sessões tenho a sensação de estar preparada para a vida profissional.

A nível de inserção laboral, acho ótimo a master d encarregar-se e responsabilizar-se por arranjar o seguro do formando enquanto esta a estagiar, mesmo não sabendo se o formando iria precisar ou não. Por enquanto estou a gostar muito de ter oportunidade de por tudo em pratica, o que eu aprendi, para alem de os conteúdos serem ótimos ajudar nos aprender mais e evoluir com os conhecimentos, acho que foi bom terem aberto uma parceria em espinho para ter a oportunidade de realizar o estagio em espinho ondo moro.

A nível de tutor, como preparador, como o serviço de inserção laboral estão sempre a demonstrar preocupação com o formando em todos os aspetos se estamos a gostar, em que tem duvidas em que se pode melhorar, e saber mesmo se realmente esta tudo a correr bem, e acho que são simpáticas, todas no geral, a tutora Lídia acho que é uma excelente pessoa para este curso nunca deixa desanimar, tenta sempre ajudar a explicar o mais rápido possível ou por telefone ou por email, e mesmo quando é por telefone disponibiliza se se o formando quiser fazer por escrito a explicação. As preparadoras já tentaram adaptar as sessões a minha disponibilidade, para fazer em individual alguma das sessões mais importantes, em vez de serem realizadas em grupo.

Gostei muito de fazer o curso, estou agradecida a escola. Experimentem, vão ver que com ajuda do serviço personalizado tudo é mais fácil.”

Inês Lopes

Relacionados:
Testemunho de formando do curso de energias renováveis
Testemunho sobre a Master.D
Um caminho a percorrer