Nos últimos anos temos vindo a assistir ao crescimento do mercado associado aos smartphones. O ano passado em Portugal as vendas de smartphones ultrapassaram as dos telemóveis “tradicionais”.

Telemóvel com aplicações

Um dos fenómenos associados ao crescimento do mercado dos smartphones é o aumento da oferta de aplicações para telemóveis e tablets.

Existem milhares de aplicações disponíveis para todo o tipo de fins, desde jogos, música e meteorologia até sistemas para controlar uma casa.

As aplicações são programas concebidos para serem utilizados nos telemóveis ou tablets.

Numa óptica de quem desenvolve, existem vários modelos de rentabilização dessas aplicações, desde a venda da instalação, subscrição mensal/anual ou através de anúncios de publicidade.

Uma opção profissional pode passar por trabalhar para empresas que necessitem de programadores especializados neste tipo de desenvolvimento.

O sistema mais utilizado é de longe o Android, seguido do iOS (associado aos iPhones e iPads).

Nesse sentido os cursos de informática da Master.D abrangem neste momento duas opções de formação especificamente direccionadas para iphone e android.

Recentemente dois dos nossos formandos do curso de programação iphone partilharam os seus casos de sucesso, que pode conhecer aqui e aqui.