Tendo em consideração a constante evolução do mercado e o nosso compromisso de melhoria contínua apresentamos várias novidades em alguns dos cursos do nosso portefólio de formação.

foto de computador

Começando pela área da informática, ambos os cursos de manutenção e reparação de computadores passam a designar-se por manutenção e reparação de desktops e portáteis, com certificação CompTIA Strata e CompTIA A+ respectivamente. Esta mudança reforça uma evolução de conteúdos no contexto dos computadores portáteis e dispositivos móveis.

Conheça algumas das funções que os profissionais desta área podem desenvolver:

– Analisar, detectar e resolver avarias/problemas técnicos em desktops e portáteis (motherboard, disco rígido, memórias, etc.) e em dispositivos móveis.
– Instalar e realizar upgrades a sistemas operativos.
– Efectuar a manutenção de equipamentos informáticos.
– Adaptar os equipamentos informáticos às necessidades dos utilizadores.
– Modificar as características de um computador (desktops e portáteis), de forma a melhorar o seu rendimento/funcionamento.
– Operar numa linha de montagem de computadores em série.
– Realizar atendimento ao público e/ou Helpdesk.
– Comercializar e realizar serviço pós-venda de sistemas informáticos.

Outro dos cursos com novos conteúdos e nova designação é o de Auxiliar de Educação Infantil que inclui agora a área de Babysitting. Desta forma, os interessados em trabalhar nesta área vão beneficiar de uma formação mais abrangente que lhes permitirá expandir o seu leque de competências e oportunidades.

foto auxiliar

Algumas das funções relacionadas com esta profissão são:

– Preparar a alimentação da criança, consoante a sua idade e necessidades, acompanhando-a nas refeições e promovendo a sua autonomia.
– Cuidar da higiene da criança e facilitar a adquisição destes hábitos de saúde.
– Estabelecer rotinas de sono adequadas a cada idade da criança.
– Estar atento aos sintomas de alteração de saúde que podem ocorrer nas crianças, encaminhando para as unidades de saúde próprias, sempre que se justifique.
– Prevenir acidentes e socorrer a criança de forma adequada em qualquer acidente infantil.
-Desenvolver actividades que promovam vivências infantis ricas do ponto de vista: sensorial, motor, cognitivo, afectivo, social e sexual.
– Ser modelo de bons hábitos, comportamentos e atitudes para promoção dos melhores hábitos, comportamentos e atitudes por parte das crianças.
– Reforçar a criança nas suas aprendizagens, oferecendo-lhe segurança, apoio e estímulo para que desenvolva todas as suas capacidades da melhor forma possível.
– Procurar os materiais e recursos tecnológicos úteis ao desenvolvimento de actividades adequadas às crianças.
– Promover jogos, brincadeiras e actividades plásticas, literárias e musicais de interesse para as crianças.
– Participar proactivamente nas instituições como elemento da equipa educativa, assegurando a melhor atenção à criança e família.
– Apoiar os elementos da equipa educativa nas suas tarefas e dar resposta às necessidades das crianças e famílias, na ausência de cada elemento.

Por fim, o curso de Técnico de Turismo inclui igualmente novos conteúdos. Esta formação prepara profissionais para trabalharem, ao nível das agências de viagem, num sector económico que é estratégico para o país.

foto de técnico a trabalhar numa agência

As principais funções incluem:

– Planear e elaborar itinerários, viagens individuais e em grupo.
– Disponibilizar e vender viagens já planeadas.
– Fazer a gestão das reservas para hotéis, restaurantes, aluguer de veículos, visitas turísticas e entradas para espectáculos especiais, como festivais de música e teatro.
– Organizar e reservar o transporte de passageiros e bagagens dos terminais dos aeroportos para os hotéis.
– Aconselhar o cliente sobre vários aspectos referentes a viagens, tais como: o seguro de bagagem e de viagem, material de estudo de idiomas, cheques de viagem, câmbio de moeda estrangeira, documentos necessários (vistos e passaporte) e requisitos médicos (administração de vacinas).
– Prestar informações sobre os horários de ligação de comboios, aviões, preços de hotéis, a sua qualidade, características e se os preços incluem impostos e descontos locais.
– Efectuar reservas para a realização de actividades específicas, tais como, peregrinações religiosas, convenções e viagens de negócios, viagens gastronómicas e desportivas.

A evolução contínua do conteúdo dos cursos vai contribuir para que possamos apresentar um produto cada vez melhor e mais adequado às necessidades dos formandos e do mercado de trabalho.