A escola de formação Master.D realizou, no dia 18 de Abril, visitas de estudo ao Diário de Notícias, em Lisboa, e Jornal de Notícias, no Porto.

Estas visitas destinavam-se aos cursos de Eventos, Relações Públicas e Marketing e de Marketing Digital e tinham como principal objectivo o contacto dos formandos com o contexto real de um jornal.

Na visita ao DN os formandos puderam incorporar o papel de jornalistas e editores e criar a 1ª página de um jornal.

Para tal ser possível, visionaram um filme sobre a evolução do jornalismo e tiveram um Workshop onde foram abordadas as seguintes temáticas: o que é uma notícia; os 5 Q’s da notícia; composição da notícia; o estilo da escrita; escolha de imagens e a estruturação da 1ª página de um jornal.

De seguida passaram à prática, elaborando a 1ª página de um jornal, tendo que: seleccionar e escrever notícias, escolher os títulos, eleger as imagens e seguir os critérios de composição da 1ª página de um jornal.

Fundação do Diário de Notícias

O jornal Diário de Notícias foi fundado em 1864, pelo jornalista e escritor Eduardo Coelho e pelo industrial tipográfico Tomás Quintino Antunes.

DN na Avenida da Liberdade
Em 1940, foram inauguradas as novas instalações do jornal, que saiu do Bairro Alto para a Av. da Liberdade, um edifício de Pardal Monteiro e decorado com painéis de Almada Negreiros.

Já na visita ao JN os formandos da Master.D tiveram a oportunidade de incorporar o papel de jornalistas e editores e criar o seu próprio jornal.

Para tal ser possível, visionaram um filme sobre a evolução do jornalismo, fizeram uma visita guiada à redacção do jornal, onde conheceram o papel de cada elemento da equipa, e tiveram uma sessão de esclarecimento sobre a tiragem diária do jornal, a forma como são encaminhadas as notícias, o que é um press release e o que são agências de comunicação.

De seguida passaram à prática, elaborando o seu próprio jornal, tendo que: seleccionar e escrever notícias, escolher os títulos, eleger as imagens e seguir os critérios de composição de um jornal.

Fundação do Jornal de Notícias
O Jornal de Notícias foi fundado em 1888, no Porto. Em 1970, foram inauguradas as novas instalações do jornal, que saiu da Avenida dos Aliados para a Rua de Gonçalo Cristóvão. Atualmente, pertence ao Grupo Controlinveste Media e tem como director Manuel Tavares.