O Android lidera com amplo destaque o mercado dos sistemas operativos para smartphones com uma quota de mercado de 75%. Segue-se o sistema iOS com uma quota de 14,9%. Os restantes sistemas operativos surgem a larga distância dos dois primeiros.

Os dados são avançados pela IDC – International Data Corporation – num relatório referente ao 3º trimestre de 2012 e são para já provisórios.

Smartphones - quota de mercado por sistema operativo
Fonte: Dados adaptados de artigo da businesswire.com

Em termos comparativos, o sistema Android ganhou 17,5 % de quota de mercado relativamente ao mesmo período de 2011. O sistema iOS subiu ligeiramente, passando de 13,8% para 14,9%. Os sistemas Windows para smartphones também registaram um ganho de quota de mercado passando de 1,2% para 2%. Já os restantes sistemas registaram diminuições significativas tanto em quota de mercado como em volume de unidades distribuidas.

O mercado no seu total evoluiu de 123,7 para 181,1 milhões de unidades distribuidas, o que corresponde a um crescimento de 46,4%.

A Master.D continua a preparar profissionais para os segmentos de programação e desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, uma área em crescimento e que proporciona diversas possibilidades de emprego, através de dois cursos técnicos: programador iPhone e programador Android.

Consulte o nosso site para conhecer as vantagens e mais informações.