Para quem não teve a oportunidade de seguir em directo, aqui fica o vídeo com a entrevista à Directora Docente da Master.D – Carolina Albuquerque – no programa Curto Circuito, da SIC Radical.

Conheça a Master.D e as vantagens da nossa metodologia de formação personalizada!

Transcrição da entrevista da Master.D no CC

Carolina Torres: A próxima convidada vem falar-nos de ensino à distância através de uma empresa líder nessa área em Portugal e no estrangeiro. É diretora de docente da Master.D, Dra. Carolina Albuquerque. Olá. Olha, permite-me só apanhar só aqui as minhas cábulas.

Carolina Albuquerque: Estás à vontade.

Carolina Torres: Aí está, já está tudo bem. Carolina, primeiro o que é que é a Master.D para quem não conhece, que empresa é esta?

Carolina Albuquerque: A Master.D antes de ser uma empresa, é uma escola. Uma escola de ensino semi presencial em que nos focamos muito numa metodologia à distância e trabalhamos as necessidades de cada aluno em especifico. Por isso chamamos a nossa metodologia de personalizada. Distinguimo-nos um bocadinho das escolas normais de formação profissional nesse ponto. A Master.D está em Portugal há sensivelmente 10 anos, apesar de já trabalharmos há 18. Neste momento tem mais ou menos 1300 formandos ativos.

Carolina Torres: 1300?

Carolina Albuquerque: Ativos, sim. E trabalhamos em diferentes áreas de formação, sempre vocacionadas para colocar as pessoas a trabalhar no mercado de trabalho.

Carolina Torres: Então é exatamente isso que eu quero perguntar. Que é: Esses cursos, tu acabas esse curso e podes, estás prontíssimo para ir para o mercado de trabalho? Como é que funciona isso?

Carolina Albuquerque: Nós gostamos que os nossos formandos quando terminam a nossa formação se sintam efetivamente prontos para o mercado de trabalho. Mais do que aprenderem, os nossos formandos vão aprender a fazer e como os cursos…

Carolina Torres: Para além da teoria, não é?

Carolina Albuquerque: Exatamente.

Carolina Torres: Fazerem na prática tudo.

Carolina Albuquerque: Como os nossos cursos são direcionados para profissões muito especificas, qualquer pessoa que tire uma formação profissional connosco, com facilidade vai integrar-se no mercado de trabalho. Em áreas técnicas, claro, não é formação superior mas é uma formação que abre portas a quem quer trabalhar efetivamente, uma forma rápida.

Carolina Torres: Nessas áreas. Queres-nos dar alguns dos cursos que vocês têm assim?

Carolina Albuquerque: Nós trabalhamos muito a área da saúde, com o Auxiliar de Saúde, Veterinária, que é uma área que tem muita recetividade no mercado, Estética Canina e o Auxiliar de Clínica Veterinária. A área do Turismo, Decoração também. Área técnica, que é um forte, temos nas Energias Renováveis e nas certificações oficiais na área de Informática.

Carolina Torres: A formação nunca ocupa espaço e é sempre melhor se uma pessoa vai para um curso ou vai para um trabalho, seja ele qual for, às vezes ter um complemento de um destes cursos se calhar também é bom, não diretamente para trabalhar nisto, mas também para ter um bocado de formação.

Carolina Albuquerque: Sim, nós temos vários tipos de alunos. Alunos que nos procuram efetivamente para se integrarem rapidamente no mercado de trabalho. Outros alunos que já estão a trabalhar e que vêm ter connosco para fazer um upgrade em termos de qualificações e poder progredir dentro da área em que estão a trabalhar.

Carolina Torres: Muito bem jogado. Vocês estão presentes em Lisboa, Almada, Porto, Leiria, Coimbra e Faro?

Carolina Albuquerque: Exatamente.

Carolina Torres: Neste momento em Portugal. Também na China?

Carolina Albuquerque: Sim.

Carolina Torres: Grécia?

Carolina Albuquerque: Sim.

Carolina Torres: E Espanha?

Carolina Albuquerque: Sim, e no Brasil também.

Carolina Torres: E no Brasil. Pronto, portanto, é uma empresa que já provou o que tinha a provar, agora a minha pergunta é um bocado, como é que é, qual é a diferença do vosso sistema de ensino?

Carolina Albuquerque: Imagina fazeres um curso profissional sem teres obrigatoriedade de frequentar uma escola. Nós focamo-nos muito na personalização, na orientação para os teus objetivos, tens um temário, que é o teu curso, os conhecimentos que tens que adquirir. És acompanhado por um profissional da área que vai ser o teu formador, que nós na nossa escola chamamos de Tutor. Com quem vais contactar sempre à distância, com recurso a uma plataforma virtual que está constantemente a ser atualizada com vídeos, complementos, atualizações sobre a área.

Carolina Torres: Estás tu a tirar o curso ao teu ritmo mas sempre com alguém a ajudar-te.

Carolina Albuquerque: E a parte presencial é muito orientada a objetivos. Tu sentas-te com outro perfil que nós chamamos de Preparador, preparação, com quem vais trabalhar o teu ritmo, as tuas técnicas de estudo, se vais andar mais depressa, mais devagar, se vais conseguir terminar a formação em muito ou pouco tempo de acordo com os teus objetivos. E o que nós costumamos dizer aos nossos formandos e, eu costumo dizer, é que o não haver obrigatoriedade de ir ás aulas não quer dizer que eles não tenham que ir à nossa escola. Eles devem ir quando for confortável para eles e é esse o nosso objetivo.

Carolina Torres: Porque há aqueles dias em que se calhar vais para uma aula e não estás com cabeça e basicamente sai dali zero.

Carolina Albuquerque: O único compromisso que nós pedimos às pessoas que vêm fazer a formação connosco é o compromisso de quererem aprender, o resto fica do nosso lado.

Carolina Torres: A vosso cargo.

Carolina Albuquerque: Sim.

Carolina Torres: OK, essa vossa escola é uma escola privada, não é? A nível de preços e toda as informações e essas coisas todas está tudo no site?

Carolina Albuquerque: Não está diretamente no site porque todas as pessoas são encaminhadas a contactar diretamente um dos nossos assessores de estudo, até porque vocacionalmente muitas vezes as pessoas têm algumas dúvidas sobre a área que querem seguir, sobre o que é que está melhor no mercado e então é o primeiro contacto que é feito através do site. Pedem informações no site e depois são contactados diretamente por uma pessoa da nossa equipa de trabalho. Essa pessoa ou se desloca diretamente ao sitio onde a pessoa está ou recebe na escola a pessoa que estiver interessada em fazer uma formação connosco.

Carolina Torres: Olha eu também tinha uma pergunta para ti que é um bocado complicada de explicar, mas basicamente: Se este método é um método que realmente traz frutos, porque é que não é mais praticado nas escolas públicas, porque é que não há de haver uma forma mais personalizada?

Carolina Albuquerque: Essa é realmente uma pergunta difícil porque os profissionais da educação no nosso país estão muito direcionados para o ensino normal, o escolástico, que nós passámos, de ir à escola aprender. Em termos de formação profissional o que se faz no nosso país é muito isso, é copiar os moldes da formação normal, vais para uma sala de aulas, tens formação. Nós conseguimos provar, com a formação à distância, que conseguimos bons resultados. Porque é que as outras escolas não o seguem? Eu acho que a tendência vai ser essa e aí a Master.D vai ser uma escola que já vai estar na vanguarda.

Carolina Torres: Pois.

Carolina Albuquerque: Acho que as pessoas não o seguem porque às vezes é complicado em termos de recursos. Tens que ter uma boa plataforma para conseguires atualizar conhecimentos, tens que ter uma estrutura de suporte com pessoas da área e se calhar para uma estrutura que seja um centro de formação é mais fácil reunir pessoas para irem lá dar aulas.

Carolina Torres: OK Carolina, obrigada pela tua explicação.

Carolina Albuquerque: Obrigada eu.

Carolina Torres: Portanto já sabem se vocês precisarem de fazer o curso ao vosso ritmo com a vosso método de ensino e com a ajuda da Master.D.

Carolina Albuquerque: É só contactarem-nos.

Carolina Torres: Estão convidados. Obrigado Carolina.

Carolina Albuquerque: Obrigada eu.