Factores como um estudo organizado, empenho, compromisso ou motivação desempenham um papel essencial no sucesso de uma formação.

foto - estudar

Após ter dado o passo de ingressar num curso com o objectivo de mudar a sua vida, valorizar-se profissionalmente ou adquirir novas competências, é importante dar seguimento à decisão e aproveitar ao máximo esta nova etapa para aumentar as possibilidades de alcançar com sucesso os seus objectivos.

Deixamos-lhe algumas sugestões e dicas para melhorar o seu estudo e ajudar a organizar-se no decorrer da formação.

1 – Estabeleça um calendário de estudo

foto - calendário de estudo

Reserve dias e horários específicos para se dedicar ao estudo e avanço no curso. Marque os dias e horas numa agenda ou calendário de acordo com a sua disponibilidade.

Deste modo poderá organizar melhor o seu tempo e estabelecer um compromisso consigo próprio/a.

2 – Defina fases e metas dentro da formação

Um curso de formação é geralmente composto por vários módulos e temas/unidades didácticas. Aproveite essa organização para dividir o seu objectivo final (que é concluir a formação com sucesso) em vários pequenos sub-objectivos que podem ser por exemplo:

  • concluir o primeiro módulo, tema/unidade didáctica, concluir o segundo módulo, etc.
  • cumprir o horário que estabeleceu para cada semana.

Desta forma, passo a passo e progressivamente vai sentir de forma mais directa o avanço no curso.

3 – Aproveite a ajuda dos tutores/preparadores

Ao tomar a decisão de realizar um curso com a Master.D sabe que tem o apoio de um tutor/preparador para o acompanhar durante o percurso formativo.

Quando se depara com alguma dúvida ou questão no decorrer da sua formação, o primeiro passo deverá ser o de tentar compreender e investigar por si próprio/a relendo os textos, materiais disponíveis ou fazendo até alguma pesquisa.

Desta forma está a desenvolver o seu sentido de autonomia, que é uma característica importante e uma mais-valia no seu futuro ou actual local de trabalho.

No entanto, caso continue com alguma dificuldade ou não tenha conseguido esclarecer a dúvida por si mesmo/a deve contactar o seu tutor ou preparador. Não fique parado por ter dúvidas, tome a iniciativa e utilize os apoios que lhe proporcionamos.

Se antes de contactar o tutor/ preparador já tiver feito o “trabalho de casa” de tentar perceber a questão pelos seus próprios meios tudo ficará mais fácil.

4 – Crie um ambiente de estudo adequado

Para o estudo ser produtivo, mais fácil e motivador, o ambiente do local onde estuda deve ser preparado e reunir algumas características.

Opte por um quarto ou sala onde possa estar em silêncio e livre de distracções como a televisão, ruídos ou pessoas a conversar.

Claro que esta sugestão deve ser personalizada a cada pessoa. Há quem prefira e consiga estudar a ouvir música ou a ver televisão. Mas geralmente, os ambientes mais tranquilos e sossegados facilitam a concentração e proporcionam um rendimento de estudo mais eficaz.

5 – Mantenha uma atitude positiva e de confiança

foto - manter uma atitude positiva

É normal no decorrer da formação deparar-se com certas matérias ou conteúdos mais difíceis e que podem levar mais tempo a compreender e a assimilar.

Todas as pessoas têm ritmos de estudo e de aprendizagem próprios. Mantenha e cultive uma atitude de confiança no decorrer do estudo.

Se sentir que não entendeu à primeira algum conteúdo, releia ou faça uma pausa. Se necessário siga o que lhe recomendamos no ponto 3 deste texto.

6 – Faça pausas e mantenha a produtividade

Para que o estudo decorra de forma produtiva é essencial sentir-se bem. Factores como o cansaço físico ou mental não ajudam.

Realize algumas pausas durante o estudo caso sinta necessidade. Por vezes uma pausa de 5 minutos permite recuperar energia e animo para conseguir estudar com objectividade durante mais uma hora.

Mais uma vez, cada caso é um caso. Há pessoas que conseguem estudar durante várias horas, outras preferem períodos mais curtos.

Uma das vantagens da nossa metodologia é o facto de os cursos poderem ser realizados ao seu ritmo. Aproveite para gerir da forma mais conveniente o seu tempo de estudo.

7 – Tire apontamentos

Arranje um caderno para ir tomando anotações dos conceitos mais importantes relacionados com o curso que está a realizar.

Traga o caderno de apontamentos consigo no dia-a-dia e aproveite alguns momentos como a espera de um transporte, pausa de trabalho, almoço, etc, para consultar as anotações que foi tirando. Desta forma está também a aproveitar esses tempos para avançar no seu estudo.

Aponte também as questões ou dúvidas que pretende esclarecer com o seu tutor.

Se estiver a realizar sessões práticas tome nota dos conceitos fundamentais transmitidos pelos preparadores, ou algo novo que queira rever mais tarde.

8 – Avance progressivamente

Avance ao seu ritmo e consolide bem os seus conhecimentos da unidade ou módulo em que está antes de avançar para o módulo seguinte.

foto - avance progressivamente

Alguns conceitos e conhecimentos necessitam de algum tempo para serem interiorizados. Faça um estudo equilibrado e sustentado.

Conseguir bases sólidas nos primeiros módulos facilita a aprendizagem nos módulos seguintes.

9 – Utilize as ferramentas de apoio disponibilizadas no campus virtual

O Campus Virtual contém notícias, links, actividades, vídeos e outros materiais que pode e deve aproveitar.

Complemente os seus conhecimentos através dos conteúdos que os tutores disponibilizam.

10 – Motive-se mantendo em vista os objectivos

Quando tomou a decisão de realizar a formação definiu seguramente um ou mais objectivos. Mudar de vida, conseguir um trabalho melhor, arranjar um emprego, fazer o que gosta, realizar um sonho, melhorar o CV, aprender sobre determinada profissão, ou ainda outros motivos.

foto - manter em vista os objectivos

No decorrer da formação foque-se nesses objectivos e lembre-se das razões que o levaram a querer realizar o curso.

Visualize os seus objectivos como forma de motivação.

Tenha em conta que está a estudar para conseguir melhorar a sua vida.

Aproveite essa motivação para conseguir a persistência, capacidade de trabalho e empenho necessários para avançar e concluir a formação com sucesso.

Já sabe que conta com o apoio da equipa Master.D!

Partilhe estas e outras sugestões

Esperamos que estas ideias o/a ajudem de alguma forma a conseguir melhorar o seu estudo. Cada formando/a tem as suas próprias técnicas de estudo e sabe quais funcionam melhor no seu caso.

Se acha que estas sugestões podem contribuir para melhores resultados partilhe este artigo junto dos seus amigos e das pessoas que conhece que estejam a tirar um curso.

Bom estudo!